Jogos Tradicionais

                    " Jogos tradicionais são a identidade cultural de um povo,

                      o desenvolvimento mais ou menos harmonioso que esse

                             povo sofreu  através dos diferentes estádios de crescimento e

   maturação dos indivíduos que o constituem."

                                      Maurice Debesse

          

 

Cabra cega

Nº de jogadores: 4 ou mais.            

Objetivo: Estimular a auto-confiança, a socialização.

Material: Lenço opaco.

Como se joga:

É escolhido um jogador aleatoriamente para ser a "cabra cega".

Os seus olhos são vendados com o lenço e em seguida, esse jogador vai tentar apanhar um dos elementos que está no campo do jogo.

O jogador vendado tem que descobrir qual é o nome do jogador que apanhou.

 

 

Roda com salto e corrida

 

Nº de jogadores: vários círculos de 6 ou mais jogadores.

Objetivo: Desenvolver a confiança no outro, a velocidade de reação e a destreza motora (essencialmente a coordenação).

Posição Inicial: todos os jogadores deitados em círculo no chão, de barriga para baixo (deitado facial), com as mãos debaixo do queixo viradas para o centro da roda e as pernas afastadas.

Como se joga:

A um sinal sonoro o primeiro jogador levanta-se e corre saltando sucessivamente por entre as pernas dos colegas, sem lhes tocar, até alcançar o seu lugar e deitando-se rapidamente. Imediatamente levanta-se o segundo jogador que procede de igual modo. Após terminar o último jogador, todos se levantam e dão as mãos, indicando, assim, que o jogo terminou.

Ganha o grupo que se puser primeiro em pé, depois de todos os seus jogadores terem completado a corrida.

 

 

Jogo da Macaca

Nº de jogadores: mínimo 2.

Objetivo: destreza física, equilíbrio, coordenação oculo-manual.

Material: 1 pedra lisa e giz ou tinta para desenhar a "macaca" (conjunto de quadrados ou casas dispostos como indica a imagem em baixo)

Como se joga:

Cada  jogador lança a sua pedra para a primeira casa e salta todas as outras ao pé coxinho, sem pisar as linhas limites da "macaca".Sempre que há quadrados lado a lado salta a pés juntos, colocando um pé dentro de cada quadrado. Depois apanha a pedra e lança para a segunda casa e assim sucessivamente, até lançar a pedra para todas as casas e percorrê-las ao pé coxinho. Sempre que a pedra saia fora ou não fique dentro da "casa" pretendida o jogador sai e dá a sua vez ao outro jogador.

Ganha quem terminar primeiro o último percurso, após ter lançado a pedra para a última casa.

                                                 

 

 

Jogo do Berlinde

Nº de jogadores: indefinido.

Material: 3 berlindes (bola de vidro)  por jogador e 3 covas feitas na terra (chão mole)

Objetivo: coordenação oculo-manual.

Como se joga:

Cada jogador lança o seu berlinde e quem o atirar mais longe incia o jogo que consiste em introduzir os berlindes nas covas que estão alinhadas. Simultaneamente tentam acertar com os seus berlindes nos dos colegas, de modo a conquistar, para si, os berlindes. Quando chegam à última cova realizam o percurso oposto. Ganha quem terminar primeiro o percurso ou perde quem ficar primeiro sem os berlindes.

 

 

Jogo do Avião

Nº de jogadores: indefinido.

Objetivo: equilíbrio, estratégia cognitiva.

Posição Inicial:  todos os jogadores espalhados pelo espaço (uma sala, por exemplo).

Como se joga:

Um jogador  é destacado para ser o "avião" e persegue os colegas imitando um avião e tentando apanhá-los. Aquele que sentir que está a ser "apanhado", pára em equilíbrio num só pé e com os braços estendidos lateralmente; deste modo, não pode ser tocado pelo "avião" e só pode ser tocado se se desequilibrar. Quando um jogador é apanhado ou não se equilibra passa a ser ele a perseguir os colegas e fazer de "avião".

 

 

Macaquinho do Chinês

Nº de jogadores: indefinido.

Objetivo: equilíbrio, combinações de apoios variados, associados com corrida, marcha e voltas.

Posição inicial: Junto de uma parede coloca-se uma criança de costas para as outras que se alinham a uma certa distância.

Como se joga:

A criança que está junto da parede diz "Um, dois, três, macaquinho do chinês", depressa ou não, só se voltando quando acabar de pronunciar a frase. As outras, enquanto ela fala, aproximam-se o mais que puderem, esforçando-se por não serem vistas a movimentarem-se. A que for vista regressa ao ponto de partida. Ganha a que primeiro tocar na parede.

 

 

Mamã dá Licença

Nº de jogadores: indefinido.

Objetivo: realizar vários tipos de deslocamento (rastejar, rodopiar, diferentes saltos, diferentes passos,...).

Posição inicial: Uma criança (a que faz de mamã) está de frente para as outras (que fazem de filhos) que estão alinhadas a cerca de dez metros.

Como se joga: 

Uma das crianças que faz de filho e que se encontra numa extremidade da fila, começa por dizer "Mamã, dá licença?", ao que a que faz de mamã responde "Dou", e a primeira pergunta "Quantos passos?". A "mamã" responde os passos que entender, indicando o modo como devem ser dados (de bailarina, de gigante, de bebé, de caranguejo, de tesoura, ...). A seguir passa a vez para a criança ao lado e assim se vão aproximando da mamã. Ganha a que chegar primeiro junto dela e tomar o seu lugar. Trata-se de um jogo especial pois o alcance do fim depende da imparcialidade da mamã.

 

Salto ao Eixo

 

Nº de jogadores: indefinido.

Objetivo: destreza, capacidade de impulsão, força e cooperação.

Posição inicial: Os jogadores dividem-se em filas, distanciados cerca de 2 m uns dos outros, colocando as mão sobre os joelhos ligeiramente fletidos e tronco inclinado para a frente. 

Como se joga:

Ao sinal, o jogador de trás salta sucessivamente por cima dos colegas, até chegar à frente da fila e coloca-se na mesma posição agachada. Depois o 2º jogador (detrás) realiza o mesmo até terminar à frente da fila, e assim sucessivamente. Ganha a fila que realizar o percurso terminando em 1º lugar.

 

 

A Bola com Nome

Nº de jogadores: indefinido.

Material: uma bola (tamanho de acordo com a idade das crianças).

Objetivo: nomear os colegas, fazer deslocamentos em velocidades variadas.

Posição inicial: Os jogadores em pé posicionam-se num círculo com um colega no centro.

Como se joga:

O jogador que está no centro tem a bola. Lança a bola ao ar ao mesmo tempo que diz o nome de um dos colegas do círculo. O nomeado corre para o centro e apanha a bola depois de ela bater no chão uma vez. Agora é a sua vez de atirar a bola ao ar e nomear outro colega. O jogo termina quando todos os jogadores tiverem ido ao centro.

 

 

Caçar em Fileiras (de mãos dadas)

Nº de jogadores: indefinido. 

Objetivo: realizar deslocamentos em corrida, com "fintas" e mudanças de direção; trabalhar em equipa.

Posição inicial: num espaço amplo e limitado espalham-se todos os jogadores  e um é escolhido para ser o caçador. 

Como se joga:

O "caçador" inicia o jogo, perseguindo os que fogem. Os que forem tocados, isto é, "caçados" passam a ser "caçadores" dando as mãos e formando uma linha que não deve ser partida (pelo que as mãos têm de estar sempre dadas). Se algum dos perseguidos for tocado sem que os caçadores tenham as mãos dadas, esse toque fica sem efeito. Ganha a última criança a ser "caçada".

 

 

Corrida de Lagartas

Nº de jogadores: indefinido.

Objetivo: realizar, em corrida, o percurso rapidamente, mantendo-se sempre em contacto com os parceiros; trabalhar em equipa.

Posição inicial: formam-se equipas até esgotar todos os jogadores. Os jogadores sentam-se em fila de pernas afastadas e agarram o colega de trás pelos pés.

Como se joga:

Todas as "lagartas" são alinhadas na partida. A um sinal do professor, as "lagartas" deslocam-se (sem que os alunos que as compõem se larguem) até chegarem à meta. Se a lagarta se partir terá de voltar ao ponto de partida. Ganha a primeira "lagarta"/equipa a chegar.

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