Jogos Matemáticos

"Matemática tem uma maneira de levar-nos pela mão

e não apenas conduzir-nos no caminho da razão…"

                                                    Pitágoras

OBJETIVOS:

TANGRAM: Desenvolve a capacidade de concentação, orientação espacial e exercita a criatividade.
Com o uso do Tangran o professor pode trabalhar: identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas por meio de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Tudo isso permite o desenvolvimento de algumas habilidades como: visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção. Visando estas qualidades é que este quebra-cabeça tem sido muito utilizado como material didático nas aulas de Artes e está cada vez mais presente nas de Matemática.
ÁBACO:  Promove o desenvolvimento do raciocínio, reforça a memoria.
GEOPLANO: Desperta a curiosidade e estimula as crianças a fazerem perguntas, a criarem hipóteses, a descobrir chegando a diversas conclusões.

 

 

Estes links dão acesso a jogos matemáticos onde se pode utilizar os seguintes materiais: ábaco, tangram, geoplano...

www.raizeditora.pt/assets/Uploads/geoplano2.swf

www.raizeditora.pt/assets/Uploads/abaco.swf

www.raizeditora.pt/assets/Uploads/tangram1.swf