Jogos Dramáticos
" Os jogos dramáticos dão às crianças um meio
de exteriorizarem pelo movimento e pela voz,
os seus sentimentos profundos e as suas
observações pessoais."
Leon Chancerel
Jogo: Toca a acordar!
Número de participantes: 4 a 15
Material necessário: nenhum
Objetivos: Desenvolver a comunicação pessoal; exprimir-se livremente
Desenrolar da acção:
Neste jogo a representação constará de imitar tudo o que a criança faz usualmente, de manhã, desde o levantar até à saída para a escola (a cama, a higiene matinal, o vestir, o pequeno-almoço, o despedir dos pais, a saída para a escola, etc.);
Sendo representada individualmente, cada actuação poderá no entanto ter outras crianças desempenhando papéis secundários (a mãe, o pai, os irmãos, etc.).
Jogo: O Circo
Número de participantes: 8 a 30
Material necessário: diverso, de guarda-roupa improvisado e de maquilhagem.
Objetivos: Desenvolver a imaginação, criatividade; consciencientizar-se de suas capacidades, melhorando a sua auto-estima e auto-imagem
Desenrolar da acção:
- O educador prepara uma série de fichas, tendo cada uma inscrito um número de circo: palhaços, equilibristas, feras domesticadas, cavalos amestrados, etc.;
- Escolhe-se à sorte um participante para fazer de apresentador;
- Estabelecem-se pequenos grupos e cada grupo arranjará um nome para o mesmo;
- O apresentador anunciará então a actuação de cada um dos grupos, anunciando-os pelo nome;
- A ordem de representação e o papel a desempenhar serão sorteados pelo apresentador, de acordo com a ficha que calhar.
Jogo: O Espelho
Número de participantes: No minimo 2
Material necessário: Nenhum
Objetivos: Desenvolver a imaginação, criatividade; estimular a socialização
Desenrolar da acção:
- O professor escolhe um dos alunos para fazer a representação/dança/mimica... e um outro aluno fará de espelho(imitar tudo o que colega faz);
- Rodar/mudar de funções
Jogo: O Bichinho de Estimação
Número de participantes: 10 a 20
Material necessário: nenhum
Objetivos: Desenvolver a imaginação, criatividade; estimular a socialização/afetividade, criar/reforçar laços de amizade
Desenrolar da acção:
- Todas as crianças gostam ou gostariam de ter um animalzinho de estimação: gatinho, cachorrinho, passarinho, pintainho, coelho, etc.;
- Diz-se às crianças para se colocarem aos pares. Uma será o bichinho e o outro o dono;
- Cada par irá então por sua vez representar uma cena do amor que o dono tem pelo seu bichinho: faz-lhe festas, brinca com ele, láva-o, dá-lhe de comer, etc.
100 Jogos dramáticos para grupos
https://www.mergulha.org/index.php/apontadores.html?task=view&id=90