Jogo
"O jogo é a atividade mais natural,
contribuindo para o desenvolvimento das funções físicas,
psíquicas, sociais e pedagógicas da criança"
Frobel
Sobre a importância do jogo, colocamos, aqui, um pequeno excerto escrito pelo professor Dr. Carlos Neto, docente e investigador na Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade Técnica de Lisboa
"Jogar/brincar é uma das formas mais comuns de comportamento durante a infância,
tornando-se uma área de grande atração e interesse para os investigadores no domínio do
desenvolvimento humano, educação, saúde e intervenção social. Neste sentido, o estudo do
jogo na perspetiva do desenvolvimento da criança e do adolescente pode ser considerado no
âmbito da investigação científica como área exclusiva de abordagem (Neto, 1997).
Os estudos de investigação sobre o jogo, têm vindo a merecer nas últimas décadas,
um interesse crescente na comunidade científica a par de uma mobilização internacional sobre
a defesa do direito da criança ao jogo e materializada em múltiplos projetos de intervenção.
A investigação sobre o papel e valor do jogo no desenvolvimento humano tem-se expandido
rapidamente. Um largo corpo de suportes científicos, muitas vezes recorrendo a dimensões
multidisciplinares de estudo, evidenciam certas conclusões:
a) O jogo promove o desenvolvimento cognitivo em muitos aspetos: descoberta,
capacidade verbal, produção divergente, habilidades manipulativas, resolução de
problemas, processos mentais, capacidade de processar informação (Rubin, Fein &
Vandenberg, 1983);
b) Em sequência, o empenhamento no jogo e os níveis de complexidade envolvidos,
alteram e provocam mudanças na complexidade das operações mentais (Levy, 1984);
c) A criança aprende a estruturar a linguagem através do jogo, isto é, brinca com
verbalizações e ao faze-lo, generaliza e adquire novas formas linguísticas (Garvey, 1977);
d) A cultura é passada através do jogo. Esquemas lúdicos e formas de jogo passam de
geração em geração, adulto para a criança, e de criança para criança (Sutton- Smith,
1979);
e) Habilidades motoras são formadas e desenvolvidas através de situações pedagógicas
que utilizam o jogo como meio educativo (Neto & Piéron, 1993)"-.
Pode consultar todo o documento no site https://www.drealg.min-edu.pt/upload/docs/ea/dsapeo_pes_art_1.pdf (acesso a 18/11/2012)